sexta-feira, maio 25, 2007

Exames e Ansiedades

Nem sei bem por onde começar este post. Eu bem me esforço e tento levar uma gravidez calma e relaxada, mas não está fácil!!

Quarta feira ao fim do dia recebi um telefonema da minha médica. Não estranhei (logo) o telefonema, tenho consulta marcada para a próxima semana e poderia ser qualquer coisa relacionada com isso. Só quando ela começou a falar e me perguntou se eu tinha disponibilidade para falar é que se fez luz!! Já tinham saído os resultados do meu rastreio bioquimico!!

Com calma e paciência explicou-me que estava tudo bem mas que, de acordo com a medida da translucência da nuca, a probabilidade do bebé sofrer de Sindrome de Down é muito baixa, de acordo com os indicadores bioquimicos (sanguineos) é elevada. Ficquei chocada, confesso!! Da gravidez da B. também fiz este rastreio e, embora na altura, este tivesse uma probabilidade de falsos positivos maior nunca tive preocupações. Nem as tinha agora, por isso estava tão "longe" quando recebi o telefonema!!

Queria falar comigo pessoalmente, mas eu sou muito pragmática (sou uma mulher da ciência :D) e quis saber logo tudo. Que mais exames poderia fazer??

Amniocentese!!

OK! Procurei onde poderia fazer o exame e consegui marcar para hoje às 14h35.

Ontem fui ter com ela e ela voltou a dizer-me que acredita não ser nada mas que não tem coragem para me dizer para não fazer a amniocentese, embora esta também acarrete riscos!! Respondi que ela não precisava de estar preocupada porque em caso de dúvida eu prefiro fazer o exame!

Hoje já estou mais calma mas não está a ser muito fácil digerir isto!!

13 comentários:

sil disse...

A minha médica foi contra eu fazer esse teste, pois a probabilidade de os resultados serem falsos, são muito grandes, e, seguando ela, as mães em vez de terem uma gravidez calma, ficam bastante ansiosas o que pode provocar algo que não seja bom para a gravidez...por isso tem calma (eu sei que é facil falar)vais ver que não é nada...

Bjos
Sil

Anónimo disse...

O meu médico foi da mesma opinião da médica da Sil!

Calma, vais ver que não é nada e que está tudo bem!!!


Beijinhos

Lúcia disse...

Calma, n vai ser nada, de qq forma assim ficas tranquila.
Bjos e boa sorte

Ana disse...

Fazes bem em recorrer a esse exame porque podes ficar mais descansada.

Vai correr tudo bem.

Beijocas

Ana Paula disse...

Não vai ser nada, mas para tirares as dúvidas faz o exame.
E descansa. Não penses nisso, tá?
Beijoca e bom fim de semana

. disse...

Não vai ser nada, mas só o susto já nos faz perder uns anos de vida e ganhar alguns cabelos brancos. Que Deus vos abençoe. Tenho imenso medo desses sustos. Ninguém merece! Vai correr bem, já estou a enviar muito boa energia.

Loira disse...

Eu tb fiz os marcadores bioquímicos, aquando da gravidez do Zézinho. Contudo, sei q há vários médicos q não mandam fazer, pq dá mtos falsos positivos.
Toda a minha energia positiva está convosco. É falso alarme, com certeza!
bj*

Loira disse...

Eu tb fiz os marcadores bioquímicos, aquando da gravidez do Zézinho. Contudo, sei q há vários médicos q não mandam fazer, pq dá mtos falsos positivos.
Toda a minha energia positiva está convosco. É falso alarme, com certeza!
bj*

Grilinha disse...

Acho que há tantos falsos positivos que nem posso crer que te "assustes" com isso...mas Pensa positivo: vais ficar muito mais tranquila. A aminiocentese não custa nada e é mais simples do que tirar sangue. Vai correr tudo bem e entretem-te com coisas gostosas...

Cool Mum disse...

Eu fiz, por outra causa, também duvidosa. Embora me fosse dada a escolha, não consegui não fazer. Percebo-te perfeitamente.
Não custa a fazer e, fundamental, é respeitar o repouso, por mais que nos sintamos completamente bem.
Um beijo.

Amélia do Benjamim disse...

Há tantos mas tantos falsos positivos. O melhor é mesmo com calma e serenidade aguardares pelos resultados.
Vai correr tudo bem!
Beijinho

Mae Frenética disse...

Vai correr tudo bem, vais ver!!

E hoje, como estás???

Anónimo disse...

Filhota,sempre foste e serás uma guerreira,uma menina e depois uma mulher de fibra! Vai correr tudo bem tenho a certeza!!! Um grande beijinho da tua mãe que te adora