quinta-feira, outubro 26, 2006

Irmãos

Eu sou a irmã do meio!! E gosto muito de o ser!! Tive uma infância Muito Feliz, não a imagino sem os meus irmãos. Fazem parte da minha vida e não a consigo imaginar sem eles.

Acredito que ser a irmã do meio seja extremamente vantajoso. Acredito, inclusivé, que o mais dificil é ser o irmão mais velho, mas algum o tem de ser não é??
E porquê?
Porque inconscientemente a familia (não só os pais) responsabilizam o irmão mais velho pelo mais novo e ele acaba por assumir essa responsabilidade. E aqui poderíamos discutir a diferença de idades ideal entre irmãos, se é que ela existe...

O meu irmão (mais velho) fez tudo antes de mim. Ter negativas (escola), sair à noite, ir a discotecas, namorar, etc.. O que me facilitou muito "a vida". Lembro-me que, comparativamente com as minhas amigas da minha idade, mas que eram filhas únicas ou eram a irmã mais velha eu tinha mais "liberdade" (entra aspas porque os meus pais eram muito protectores).

Nunca tive a exclusividade do amor dos pais mas por outro lado tb não a perdi. Não sei o que isso é por isso nunca me fez falta. Sei que os meus pais me amam (e sempre amaram) e isso é que importa. Sei também que adoro ter irmãos.

Por outro lado fui muito mimada!! Era a menina, a mais nova, a mais frágil. Vivi durante alguns anos na sombra do meu irmão. Durante muito tempo ele pode fazer coisas (de mano crescido) que eu não pude, ele tinha mais força que eu, ele tinha vantagens (pensava eu..) que eu não tinha. Penso que foi a forma dos meus pais o tentarem compensar pela nova irmã.
Talvez por isso tentei ser independente e tentava fazer tudo melhor que o meu irmão (fui melhor aluna :)), queria provar que conseguia. Tornei-me muito desenrascada! Queria diferenciar-me, não queria ser apenas a irmã mais nova, queria ser um ser com identidade própria!

Fui, durante 11 anos, a irmã mais nova (com tudo o que isso tem de bom e de menos bom)! O nascimento do meu irmão mais novo foi muito bom para mim! As preocupações começaram a centrar-se nele. Ele agora era o bebé e eu passei a ser uma menina crescida. Podia ter estranhado esta mudança, mas não, entranhei-a!! Tornei-me a irmã mais velha, uma segunda mãe. E gostei, gostei muito! AInda hoje olho para o meu irmão mais novo como um bocadinho meu, também é um bocadinho meu filho!

Perdi algumas coisas mas ganhei muitas outras. Perdi o tempo livre, tinha que ajudar a cuidar do bebé, mas ganhei a responsabilidade e independência!!

Tive as minhas brigas, zangas, discussões velentes com o meu irmão mais velho (nunca com o mais novo porque a diferença de idades era muito grande.) Durante muitos anos dê-mo-nos mal, mas isso com o crescimento natural passou.

Nunca me apercebi de diferenças na nossa educação, na minha e na do mais velho. Em relação ao mais novo noto muitas. Mas os meus pais já tinham outra idade (quando ele nasceu), os tempos também são outros e as condições de vida melhores. Por isso mesmo não há comparação possível. O meu irmão tem a vida mais facilitada do que nós tivémos o que também não é necessariamente bom. O meu irmão é mais protegido e menos desenrascado do que eu fui.


Sei que ter irmãos é bom, me fez bem e como já o disse não imagino a minha vida sem eles. Por isso mesmo quero dar um irmão à minha filha, não quero imaginar a vida dela sem irmãos.

16 comentários:

Unknown disse...

"...tentava fazer tudo melhor que o meu irmão (fui melhor aluna :))..."
Mas eu sou mais bonito. :P
eheheh

Fazes bem em dar um mano/a à Bia.
O Gui já vai ter o dele lá para Abril, vai ser giro, vou passar a dormir ainda menos (se é possível).

Beijocas.

Cool Mum disse...

Ai P, eram essas as razões todas pelas quais eu sempre ambicionei um irmão mais velho. Acabei por me 'colar' ao da minha melhor amiga e tirar daí as vantagens possíveis.
Sou a mais velha, mas entre mim e o mais novo só há 2 anos e meio e eles são os dois rapazes.

Tita Dom disse...

Tambem quero dar uma mana a minha duda -:)
No entanto isto de ser a irmã mais velha tem mts mts desvantagens, euquanto eu tive uma adolescencia mais cercada, mais cheias de "nãos" a mais nova raramente os ouvia :-(.
beijocas

Smas disse...

Olha, sou a irmã mais velha, tenho mais 4 irmãos, todos mais novos mas nunca vivi com eles, tal como nunca vivi com os meus pais e não sei avaliar o que falas. Talvez eu fosse um pouco a mais nova porque a minha avó que me criou tinha 3 filhos ;)
Mas adoro os meus irmãos e acho que a cumplicidade entre irmãos é linda, por isso o meu sonho de filho único mudou e o meu menino tem a mana.
Bjs

PS: O primeiro comentário deve ser o teu mano, com que então mais bonito, eh eh eh!

Zuza disse...

mto bem explicado.
só me ocorre dizer: ter irmãos é um privilégio! ;))

Lúcia disse...

Pois também considero um privilegio ter irmãos

Quita disse...

Kaleidoscópio - Não se pode ser perfeito não é? É verdade eras mais bonito. Confirmo :P

Cool - E foi um bom irmão?

Sorrisos - Eu tb acho que ser o mais velho tem mais desvantagens... mas algum tem de ser o primeiro não é?!

Sandra - Fizeste muito bem!

Zuza e Lúcia - É engraçado os filhos únicos costumam pensar assim. Excepto o meu marido, que espero que leia os vossos comentários e concorde em dar um mano à B.

Grilinha disse...

Adorei a tua perspectiva de menina do meio. Eu tb tenho dois irmaos (ambos mais velhos) e sempre achei que ser o primeiro era melhor, porque tinha-se durante algum tempo exclusividade....mas de facto, deve ser duro perdê-la...oh, oh...
Eu acho que os irmãos são das maiores riquezas que os pais dão os filhos...beijocas !!!

Selma disse...

oi mamã.p...eu sou a mais velha, e vejo o meu irmão mais novo da mesma forma q vês o teu como um bocadinho meu, somos só os 2 e fui sempre eu quem cuidou dele quem lhe aturou as birras os trambolhões pois a minha mãe trabalhava até mto tarde..outros tempos...ma agora noto que ele tem mais liberdade, não que eu não a tivesse, mas também sempre fui mais caseira lololol....os irmãos mais novos são sempre mais protegidos o que nem sempre é bom, no caso do meu irmão anda a faltar-lhe responsabilidade e amadurecimento...são coisas do amor e da vida

beijocas docitas

Mae Frenética disse...

Faço minhas as palavras da Zuza, se não se importarem!! ;)

. disse...

Neste último parágrafo disseste tudo. Ter irmãos não é só ter irmãos... é ter um dia cunhados e sobrinhos. Há lá coisa melhor do que er muita gente para amar?

Tita Dom disse...

Vim aqui apenas para deixar beijocas e vos desejar um bom feriado.

Tita Dom disse...

Mamã p- Não deu para a colocar no ballet, no post como deves ter lido a semana passada, ela vai começar a terapia, vai ter yoga, e estas actividades ficam a horas menos próprias, ela neste momento está me em 420 euros/mes, o ballet vai ter que ficar para qd acabarmos as aulas de terapia. Mas ela dança tão bem que até me corta coração de não a poder colocar agora :-(

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Olá!!
Não tenho irmãos e tenho tanta pena..por isso, sp pensei em ter pelo menos 2 filhos, o que aconteceu, pq tive gémeos.
Adoro vê-los brincar, mesmo qd se zangam, há algo mágico entre irmãos..
Gostava de ter mais um filhote, mas acho que é um plano que vai ficar posto de lado...
Beijinhos
Pat

Tita Dom disse...

eu gosto mto da minha irma, mas acho ke ela não sabe disso.
hhehehheheheh, tou a brincar.

Morena disse...

adorei!
eu tb sou a mais velha, filha da minha mãe que era a mais velha e mãe da minha filha que é a mais velha porque o mano já vem a caminho. sp gostei de ser a mais velha, mas tens razão quando dizes que os mais novos têm mais liberdade. eu tb fui melhor aluna, a minha irmã foi a mais bonita... é como dizes, não se pode ser perfeito :o)
gostei muito da ideia de dares um mano à tua B