terça-feira, fevereiro 13, 2007

Sobre o Referendo

Também eu, como muitos "bloguistas", tinha preparado um post polémico sobre o referendo de dia 11. Um post em que dava a minha opinião, defendia o meu ponto de vista, dava exemplos e etc... Desisti de o postar. E porquê?? Porque toda a campanha relativa ao referendo sobre a despenalização do aborto me enojou. Excederam-se, a meu ver, os limites do razoável e do aceitável para ambos os lados. Tanto o Sim como o Não exageraram na sua campanha, foi abusivo!

Confesso que também não concordo com o referendo em si, será que a partir de agora tudo será referendável neste país??

Não obstante tudo isto fiquei, mais uma vez, chocada com o nível de abstenção. Nunca deixo de ficar surpreendida!! Como é possível um desinteresse tão grande pelo que se passa no nosso país?? 56% é mais de metade da população com poder de voto. Votar é muito mais que um dever, é um direito nosso!! Como é possível que depois de tudo o que os nossos pais lutaram pela implementação da democracia a maioria da nossa população pura e simplesmente não se dê ao trabalho de exercer o seu direito de voto???

Apesar de tudo fiquei feliz com o resultado positivo! Não que eu não seja a favor da Vida. Sou! Profundamente!! Esta não é uma questão pessoal... Se me perguntassem se seria capaz de realizar um aborto, despenalizado, até às 10 semanas, realizado num estabelecimento devidamente autorizado, a minha resposta seria sempre Não!!
Fiquei feliz com a vitória do Sim, porque sou contra a humilhação, a vergonha, contra o tapar o sol com a peneira!! Sinto uma profunda vergonha de saber que 4000 dos abortos realizados em Espanha foram de mulheres Portuguesas.

Resta-nos agora aguardar para conhecer a nova Lei. Espero que seja razoável!

2 comentários:

Mae Frenética disse...

Eu tb espero mta sensatez na lei.
E olha q dizem q a abstenção não foi mto elevada. Pelos vistos, por essa europa fora, tb costuma ser assim nos referendos.

Loira disse...

Pois, estou completamente de acordo qd dizes q não concordas com o referendo em si. Eu tb não... acho q este assunto nunca deveria ser referendável. E olha q conheço mta gente q não foi votar por isso mesmo.
bj*