segunda-feira, maio 15, 2006

Pele atópica

Tenho lido muito sobre pele atópica, tanto artigos técnicos como alguns blogs, e quero deixar aqui a minha opinião e alguns conselhos (como mãe de uma menina que também "padece" desta maleita).

A pele atópica é hereditária. No caso da B. ela não tinha mesmo por onde fugir... a avó paterna tb tem, o pai sofre de graves problemas alergénicos e eu de rinite!!

Já passei por mudar n vezes de cremes e produtos para o banho até acertar (OTC), já passei por banhos 2 vezes ao dia, curtos, água tépida, um só com água (de manhã) e o outro com gel de duche e champô (à noite). Já passei pelos corticóides e agora tento não permitir que o problema se agrave e não pensar muito nisso.

Diz que disse

Natação - Como já comentei a B. anda na natação. Não é absolutamente proibido mas a piscina não pode ser tratada com cloro!! Ressalvo que falei com a pediatra (em quem confio a 100%) primeiro.

Banho - Agora apenas 1 por dia. E deixo a pequenina de molho, sim, que é a hora do dia de que ela mais gosta e eu adoro vê-la de assim, de molho, feliz!! Simplesmente com água tépida e os produtos adequados!!

Creme Hidratante - Por norma quem tem pele atópica tb tem pele seca. É importante hidratar mas sempre cremes sem gordura!!

Roupa - Apenas algodão e de preferência branco (sem tintas adicionadas pois estas podem piorar o problema). Confesso que aqui nem sempre cumpro... gosto tanto de ver a B. com cores alegres.

Queria ainda salientar que no Verão o problema se agrava, naturalmente, por causa da transpiração.
Mas tento fazer os possíveis para que isto não interfira no dia a dia da B.. Para além de que existem problemas bem mais graves e temos que agradecer a felicidade de não ser nada pior!!

4 comentários:

Smas disse...

Ainda bem que já acertaste com o tratamento e tudo corre bem.
A tua menina é linda e o teu sobrinho nasceu no mesmo dia que o meu sobrinho!
Bjs

Rita disse...

:) Só te encontrei hoje, por acaso! Gostei do blog, a B. é linda e ainda bem que acertaste com o tratamento. Parece que eu tb acertei... à primeira... a ver vamos!
Beijinhos

matamari disse...

Muito obrigada, mamã p.
Era mesmo o teu site que procurava com os conselhos.
Ela anda a dormir mal e eu acho que tem a ver com a comichão que parece aparecer`mais à noite...
Mas já comprei mais umas coisitas para experimentar e espero que resulte.
Um obrigadão!

Quita disse...

Matamri! Não tens que agradecer, se precisares de mais alguma coisa escreve-me.
A minha (quando descobrimos) tb dormia muito mal com o comichão. As melhoras!!

PS - Qual é o teu blog???