Dormir
(E o método Estivalli)
A minha filha foi um bebé dificil, muito dificil, que sofreu de choros coléricos (não acredito que fossem cólicas) até aos 5 meses. Quando ela tinha 7,5 meses regressei ao trabalho. Optei por uma ama, pareceu-me mais adequado a ela do que um infantário, mas mesmo assim só se adaptou à 3ª ama.
Recordo-me de ela adormecer sozinha, quando era muito pequenina, mas já nem sei precisar que idade tinha nem quando deixou de o fazer.
Não sei o que é dormir uma noite inteira!! Há cerca de 1 ano atrás falaram-me do livro "Dorme meu menino" que já não "existe" mas arranjaram-me uma cópia dizendo que era fantástico e resultava!!! Lembrei-me de escrever sobre este assunto devido à (re)edição do livro do Dr. Estivalli.
A inexperiência e o medo do desconhecido, dos problemas que a minha filha poderia vir a ter no futuro por não conseguir conciliar o sono sozinha, levaram-nos (a mim e ao S.) a experimentar o método. Foi horrivel!! Ainda hoje me custa falar disso!! Ela chorava no quarto dela e eu no meu... aguentámos estoicamente 5 dias e desistimos.
Imaginem a vossa filha a chorar 60 min seguidos, a adormecer de pé (com os braços por cima das grades) ou sentada com a cabeça apoiada às grades...
Imaginem assistir a isto (através da câmara de vigilância) seguindo escrupulosamente os conselhos escritos num livro...
Imaginem esperar uns minutos, para ela "ferrar" no sono e irem lá para a deitarem adequadamente, ela acordar imediatamente e continuar a chorar...
O que se passou a seguir foi terrivel. A B. ganhou medo de dormir, quando adormecia por esgotamento, acordava aos gritos. Parecia um zombie, foi dificil "apagar" esta experiência e conseguir que ela voltasse a ter um sono calmo e repousante, foi um retrocesso...
Continuo a adormecê-la todas as noites, deito-me com ela e quando adormece saio. Por vezes adormeço também. Não é fácil. Acorda sempre entre 1h a 2h depois porque se apercebe de que já lá não estou.
Até há pouco tempo atrás eu levantava-me, sempre que ela chorava, ia até à cama dela e acabava por adormecer. Dormia entre camas, o meu estado de cansaço estava a tornar-se insuportável!
Desisti, continuo a adormecê-la na cama dela, mas a meio da noite quando ela chora trago-a para a nossa cama. Mesmo assim continua a dar noites más, entre pontapés, estaladas e falar a dormir eu acordo n vezes por noite, simplesmente já não me levanto!
Aprendi uma grande lição, cada criança é um caso!! Não há manuais... nem pode haver!!
Sou criticada por muita gente (como calculam) mas como se costuma dizer "quem mora no convento é que sabe o que lá vai dentro" e isso já não me incomoda!
Aprendi também que isto não torna a minha filha mais depente, nem "atada" nem atrasa o seu desenvolvimento!
Em casa da ama já adormece sozinha, mas aqui não!! Agora compreendo que ela tem necessidade deste contacto e que crescerá e um dia deixará de precisar que eu a adormceça e deixará de acordar de noite!! E, provavelmente, eu até irei ter saudades, mas custa-me! Precisava daquele tempo para mim, para o S., para a casa... para o que fosse!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
40 comentários:
Olá
Eu já uso um método daquele género e posso "gabar-me" (batendo na madeira, eh,eh) que o JP dorme toda a noite que nem um anjo. Se acorda, choraminga um pouquinho e adormece sózinho. Na fase de alguns dentinhos foi diferente...acordava 2 ou 3 vezes por noite, davamos um miminho e voltava a dormir na caminha dele...Mas funciona com ele, esta história das rotinas, não quer dizer que funcione com outro...cada um com o seu feitio. O meu marido era péssimo para dormir durante a noite...e ainda hoje adora estar em casa a trabalhar até às tantas (nogtivago)...cada um com o seu ritmo e nos temos de interiorizar e perceber qual o que funciona melhor com os nossos....Beijokas e boas Noitinhas cheias de aconchego !
Só te posso dizer com ou sem metodos nunca consegui que duda dormisse uma noite inteira, ela passava 2 dias sem fazer o cocó, fizemos de tudo e nada resolvia, muitas eram as vezes que abri frizuras, ainda hoje acontece, nada a fazer por muito cuidado que ela tenha na alimentação. Noite só te posso dizer que a primeira noite que a fez completa foi no dia que fez 2 anos.
Temos que ser fortes e ter muita mas muita calma...
Beijo grande
Dormir sozinha! Pois como falei tb lá no meu cantinho, ainda hoje não o faz, a mim sabe-me bem e ela tambem, no entanto eu e o pai arranjamos sempre escapes na hora de sono profundo :-)
"os pombinhos poderem "arrufar" "
Lolllllllllllll, tiveste bem!!! hehehe
Beijocas
P.S Basta acreditar e amar
Estou do teu lado, acho qte tens toda a razão, há crianças que são diferentes, o meu tb o foi e ainda o é. O que dá resultado com os outros com ele não dá... ainda hoje dorme cmg :)) ( tb por culpa minha, claro) e nunca adormeceu sozinho é sempre na sala a ver tv.
Bjinhos
Bom Fim Semana
O meu filho mais velho não dormiu uma noite seguida até aos 4 anos (hoje pode a casa cair que ele não acorda). O mais novo vai pelo mesmo caminho.
Já segui tudo o que é métodos e teorias, mas o resultado é sempre o mesmo: nós pais com uma grande dor de cabeça na manhã seguinte...
Cada um sabe de si...
Vais ver que isso passa (é a minha esperança, também)!
Fico feliz de encontrar na internet meios como este, que compartilham e ajudam em momentos importantes.
Descorbi que estou grávida a poucas semanas, e já estou ansiosa e procurando me manter informada sobre tudo, foi assim que cheguei aqui. Quero parabenizar pelo seu blog. Gostei muito e com certeza estarei sempre entrando pra me manter informada. E já que o assunto é gravidez e bebê, vc já leu sobre a nova promoção da Fiat para todas as grávidas? Li nesse blog de automóveis, a promoção é somente para mulheres que teram seus bebês por volta do segundo semestre... O que envolve essa promoção é bem bacana e vale a pena dá uma olhada...
http://www.autoperformance.blog.br/
Abraços.
Tens toda a razão! As crianças são todas diferentes umas das outras! Esta noite o Benjamim acordou às 4am, pegou na malinha e veio ao nosso quarto, abriu a luz, e disse: Pai, scóla, mãe scóla... loooll
Deve ser duro. Mas há-de passar. Tudo passa. Um destes dias postarei sobre a grande sorte que tive com o Benjamim, que neste campo é pacífico, já noutros... meu Deus... é um cowboy do asfalto!
loool
beijinhos grandes.
Tens toda a razão! As crianças são todas diferentes umas das outras! Esta noite o Benjamim acordou às 4am, pegou na malinha e veio ao nosso quarto, abriu a luz, e disse: Pai, scóla, mãe scóla... loooll
Deve ser duro. Mas há-de passar. Tudo passa. Um destes dias postarei sobre a grande sorte que tive com o Benjamim, que neste campo é pacífico, já noutros... meu Deus... é um cowboy do asfalto!
loool
beijinhos grandes.
Querida Mama P, claro q ninguém deve dar opinioes.
O P adormece acompanhado na cama dele, mas nunca me fez dessas cenas, por isso é-me mto facil dizer q ele não dorme no nosso meio. nem sabe faze-lo, pensa logo q é para a brincadeira.
Mas eu durante mto tempo acordava a meio da noite e ia para a cama dos meus pais. Eles nunca me negaram o mimo, e hoje agradeço por isso.
Era algum tipo de carencia q eu tinha, e partir de uma certa idade passou.
Acho q o mais importante é q ela deixe de ter o medo de dormir, de te sentir longe. E isso vai acontecer, vais ver.
Um beijinho grande!
Escrevi tanto e n consegui postar. Fiquei chateada! E agora n tenho tempo para reescrever, ainda por cima. Depois, depois. Um beijo
Agora disseste tudo linda!
É mesmo! Cada bebé é um caso!
beijos
Zelia
"clube do Pano"
Mãe de primeira viagem,
sou mamã de uma menina de dois anos e já tinha ouvido falar deste método "milagroso". Bastou uma breve pesquisa para perceber o quanto é atroz! Compreendo que o cansaço às vezes nos faz tomar atitudes drásticas. Afinal o método Estivill é defendido por um senhor que é médico e supostamente deve saber o que diz! Mas opiniões à muitas e nós é que somos as mães dos nossos filhos. Nós é que sabemos o que queremos para eles, e eu estou consigo, quero que a minha filha cresça com liberdade e amor, e acredito que isso lhe fará melhor do que qualquer forma de imposição autoritária de disciplina.
Infelizmente hà quem se esqueça de pensar por si.
Estou certa que está a fazer o melhor pela sua filha e um dia ela reconhecerá isso.
Enviar um comentário