quarta-feira, maio 31, 2006

9 anos depois...

Ontem comemmorámos o 9º aniversário de namoro!!! E o S. (amoroso) preparou-me uma óptima surpresa.

Combinou tudo com os avós da B. e, depois da a irmos buscar à ama, deixámo-la com eles.

Fomos ao cinema (ver o Inflitrado - 5*) e fomos jantar a Carcavelos, um restaurante Super in, Super chique, sei lá!!!!! Com vista para o mar!!!!

Foi muito bom!! Já tinha saudades de sair sozinha com o S....

Obrigada amor!!

PS - O S. nunca foi dado a surpresas e romantismos o que ainda me surpreendeu mais!!

PS2 - Para quem achar estranho ainda celebrarmos o aniversário de namoro (para além do de casamento) note que nós não celebramos o dia de S. Valentim. O dia dos namorados não nos diz nada... este sim!!!

terça-feira, maio 30, 2006

Amizade é...
 
I
A B. tirar a chucha da boca, pô-la na boca da Lua e voltar a pô-la na dela!!!
 
II
A B. estar no andar de cima a chorar e a Lua cá em baixo ficar aflita!!
 
III
A B. detestar que a Lua a lamba, empurrá-la e a seguir dar-lhe beijinhos!!!
 
IV
A B. deixar que a Lua  "brinque" com os seus brinquedos (um bocadinho) sem ficar irritada!!
 
PS - Quanto à questão da chucha... eu sei que as crianças precisam de ganhar imunidade e que o que "não mata engorda" mas....

segunda-feira, maio 29, 2006


A Lua e a chucha

Aqui há uns dias encontrámos a Lua com uma chucha. Já toda mordida. Embora fosse da mesma marca da da B. constatei que não era dela! Ficámos intrigados, ainda pensei que fosse de algum amiguinho da B. que se tivesse esquecido dela lá em casa... mas não dei muita importância.

No dia seguinte encontrei os meus (novos) vizinhos que nos contaram que receberam a visita de um casal amigo e do seu filho bebé. Estavam a olhar deliciados para a Lua quando a criança resolveu atirar a chucha.
A Lua não se fez rogada e agarrou-a e começou imediatamente a chuchar nela, para grande desfeita da criança que começou a chorar que queria a chucha de volta.

Moral da história a Lua agora também tem a sua própria chucha! :)

PS - Aqui fica uma foto para a posteridade, só tenho pena de não ter conseguido captá-la a chuchar!!!

quarta-feira, maio 24, 2006

Remodelações

Não tenho tido tempo para escrever aqui, as minhas desculpas, mas este blog anda em remodelações.
Aceitam-se criticas e sugestões, todas!!!

Já me podem enviar mails :))))))

Em breve conto novidades da B. e claro da Lua (que cresce a um ritmo vertiginoso)...

PS - Por enquanto é só o blog que está em remodelações, mas no próximo mês será o quarto da B. também...

quinta-feira, maio 18, 2006

Desabafo...

Já andava para escrever sobre este assunto há muito tempo, mas ainda não tinha chegado o momento, até qui li este post e decidi-me!!!

Não me lembro de nunca ter trabalhado... comecei cedo, em trabalhos em part-time ou de Verão. Comecei a trabalhar na minha área ainda antes de terminar o curso. E trabalhei nessa mesma empresa durante 4,5 anos.

Até que engravidei!!

A B. foi uma criança muito, muito desejada!! Conosco nada foi fácil, desde o engravidar passando pela gravidez propriamente dita até aos primeiros meses da sua maravilhosa existência.

Nessa altura fui despedida. Perguntam-se vocês: "Mas é possível?"
É, e não é tão dificil como possam imaginar!!
Foram tempos dificeis para mim! Como se não bastasse o S. mudou de emprego e comprámos a casa nova!!

O que foi mais dificil foi a falta de convivio diário, a falta de normas e horários a cumprir, a falta de me sentir útil e de realização. A adicionar a isto as limitações que a minha médica me impôs: repouso, nada de andar, nada de viagens longas, nada de nada!!!

Apesar de tudo isto penso que o despedimento até foi bom... obrigou-me a seguir em frente, mudar de rumo e permitiu-me ficar com a B. até aos 7,5 meses!!!

Quando a B. atingiu 4 meses achei que era tempo de voltar à procura de emprego. Não foi fácil, o mercado de trabalho está mesmo muito mau! Consegui ao fim de 3 meses.
Por um lado estava muito feliz e ansioso por recomeçar, por outro só de pensar em deixar a B. (que só aceitou ficar na 3ª ama que conheceu, assunto que fica para uma próxima oportunidade) o meu coração apertava-se muito...

Acredito que ficar em casa com a mãe, pelo menos até aos 3 anos, seja o melhor para a criança (eu própria tive esse privilégio) mas eu senti que não conseguia. Precisava de voltar à vida activa. Claro que em casa com um bebé trabalha-se muito, talvez mais do que fora de casa, mas para mim estar em casa é impossível!

Preciso dos ritmos, do stress, da realização, do sentir que alcancei algo... em casa sentia-me triste e desanimada. Não tinha tempo para mim, tudo girava à volta da B., o meu tempo, as conversas, tudo!!! Senti que deixava de ser uma mulher, era apenas mãe. E para mim estas 2 coisas são indossociáveis. Sempre quis ser mãe, adoro a minha filha, mas precisava de espaço para mim!!

Sinto saudades da minha filha a toda a hora. Adoro quando a vou buscar, o reencontro, adoro vê-la feliz e adoro dedicar-lhe tempo ao fim do dia. É só dela, não penso no trabalho...

Tenho pena... de não ter um horário flexível,de não poder trabalhar em part-time (esta ainda não é uma realidade em Portugal), de não poder ficar com ela sempre que ela está doente, de não ter os meus pais perto de mim para me ajudarem!!! Mas são opções que temos de tomar e sei que não me irei arrepender nunca!!!


Nota1: Primeiro dia de trabalho chorei baba e ranho horas (todo o dia). Os meus novos colegas devem ter pensado que era doida...

Nota2: Antes de a conseguir deixar com a ama ficou uma semana com a minha mãe (em minha casa) e outra com a minha sogra (na casa dela) e mesmo assim quando a deixei na ama chorei... (comecei antes sequer de chegar a casa da senhora)!!

quarta-feira, maio 17, 2006

Consulta dos 18 meses
 
Como já aqui referi confio plenamente na pediatra da B.. É uma pessoa com alguma idade (suficiente para ser avó dela) e consequentemente muita experiência!! Mas acima de tudo sei que vê a B. de "ponta a pavio", não lhe escapa nada, e sempre que tem dúvidas pede exames e análises. Não exagera na medicação nem em vitaminas. É muito disponível, quer por telefone quer em consulta de urgência!
 
Contudo não é uma pessoa extremamente simpática, é simpática q.b..
 
A B. arranja sempre maneira de adoecer dias antes de ir à consulta de rotina. Deve ser "karma". LOL. Mas até acho útil essa vertente dela, para além dos telefonemas (nisso a médica é 5*) escuso de marcar consultas extras. :)
 
Por tudo isto, porque a B. nasceu muito pequenina, porque embora coma muito bem é magra, nunca tinha ouvido um: "Esta menina está óptima! Volte só daqui a X tempo"
 
Até à semana passada, na consulta dos 18 meses. A B. ainda não refeita de uma gastroenterite viral, com uma boa perda de peso (habitual) e, após inspecção completa:
 
Peso = 10.5 kg
Comp. = 81.4 cm
 
Muito bem observada, muita conversa (lava os dentes?, expressa-se bem?, etc.) e oiço um:
 
"Ela é uma gracinha!! Está muito bem. Volte só aos 2 anos excepto se houver alguma coisa..."
 
E nós espantadíssimos, babadíssimos e muito, muito felizes!!
 
Nota de rodapé: Peso à nascença - 2,295 kg. Comprimento - 45 cm.
 

segunda-feira, maio 15, 2006

Pele atópica

Tenho lido muito sobre pele atópica, tanto artigos técnicos como alguns blogs, e quero deixar aqui a minha opinião e alguns conselhos (como mãe de uma menina que também "padece" desta maleita).

A pele atópica é hereditária. No caso da B. ela não tinha mesmo por onde fugir... a avó paterna tb tem, o pai sofre de graves problemas alergénicos e eu de rinite!!

Já passei por mudar n vezes de cremes e produtos para o banho até acertar (OTC), já passei por banhos 2 vezes ao dia, curtos, água tépida, um só com água (de manhã) e o outro com gel de duche e champô (à noite). Já passei pelos corticóides e agora tento não permitir que o problema se agrave e não pensar muito nisso.

Diz que disse

Natação - Como já comentei a B. anda na natação. Não é absolutamente proibido mas a piscina não pode ser tratada com cloro!! Ressalvo que falei com a pediatra (em quem confio a 100%) primeiro.

Banho - Agora apenas 1 por dia. E deixo a pequenina de molho, sim, que é a hora do dia de que ela mais gosta e eu adoro vê-la de assim, de molho, feliz!! Simplesmente com água tépida e os produtos adequados!!

Creme Hidratante - Por norma quem tem pele atópica tb tem pele seca. É importante hidratar mas sempre cremes sem gordura!!

Roupa - Apenas algodão e de preferência branco (sem tintas adicionadas pois estas podem piorar o problema). Confesso que aqui nem sempre cumpro... gosto tanto de ver a B. com cores alegres.

Queria ainda salientar que no Verão o problema se agrava, naturalmente, por causa da transpiração.
Mas tento fazer os possíveis para que isto não interfira no dia a dia da B.. Para além de que existem problemas bem mais graves e temos que agradecer a felicidade de não ser nada pior!!

quarta-feira, maio 10, 2006


Lua

A Lua é o novo membro da nossa familia. É uma cadela boxer com 2 meses.
Ainda se está a adaptar a nós e nós (especialmente a B.) a ela.
Mas é muito fofinha e muito meiguinha!!
Bem vinda Lua!
Doenças

A B. adoeceu... Mais uma gastoenterite viral!!, mais uma porque apanhou uma aos 4 meses.

Já não me assutei, nem enervei nem nada como da primeira vez!!! Acho que vamos aprendendo e crescendo com eles. De qualquer modo os vómitos, a diarreia e a febre assustam sempre.

O pai ficou em casa com ela ontem de manhã e eu fiquei de tarde (que é preciso "distribuir o mal pelas aldeias").

Hoje já está melhor, sem vómitos, sem febre e sem diarreia, mas ainda murcha!! E nós ainda preocupados.
Mas também já acredito que aas preocupações nunca mais vão acabar.

sexta-feira, maio 05, 2006

Ainda de Manhã!!

Esqueci-me de referir que enquanto eu tentava tirar a B. de casa o papá desesperava à procura da chave do carro...
De manhã...

Toca o despertador (às 7h) e eu nem o oiço... o Papá deve tê-lo desligado. Toca novamente, desta vez já ouço. Levanto-me e vou buscar o biberão da B. Já tinha fominha... também já me tinha apercebido pois ela não parava quieta.

O papá desce e toma o pequeno almoço. Demora-se um pouco e eu não consigo descer pois a B. já está semi acordada e não me consigo vir embora sem que ela chore. O papá regressa e trocamos de lugar.

Desço e desligo a máquina de lavar roupa, penso: bolas ainda temos de a estender antes de sair... entretanto (já a B. acordou definitivamente) oiço o Papá dizer que lhe vai mudar a fralda e: "O que é que lhe queres vestir hoje?"

Respondo que já vou e acabo de beber o meu leite e de preparar o saco da B. e tudo o mais que seja necessário levar (coloco logo os sacos à saída para não haver esquecimentos...).

Subo. O Papá está (quase) pronto e trago a roupa da B.. Digo-lhe que vou tomar um duche rápido e ele muda a fralda à B., veste-a, prontifica-se a ir estender a roupa e leva a B. com ele.

Enquanto me visto e faço a cama e pego na fralda para levar para baixo e acabo de subir e descer estores já eles estão despachados...

Pego na B. que não quer sair sem levar o chapéu e sem levar sei lá mais o quê...
Imponho-me! "Vamos embora!" pego nela, sento-a na cadeira e prendo-a. O papá liga o carro e arrancamos...

Olhamos para o relógio são 8h15m. Diz o papá:
"Cada vez saímos mais tarde..."
E eu...
"Tenho que me começar a levantar mais cedo...."

Mas isto foi dito sem convicção, que a noite foi dificil e já é sexta-feira e o sono é muito!!!

Vale-me o facto do papá ser fantástico e despachado e partilhar todas as tarefas comigo e de trabalharmos bem em equipa!!!

Assim começam os nossos dias... e eu não percebo porque é que chego ao emprego já cansada!!??
"Mãe Má"

Foi o que tive que ouvir aqui há uns dias pois não deixei "Sua Excelência" fazer o que queria e bem lhe apetecia... estragos!!!

E dei por mim a pensar uma pirralha destas!!! Uma amostra de gente que ainda nem 1 ano e meio tem!!!! E nem soube como reagir... honestamente só me deu vontade de me desmanchar a rir...

Mas sei que começou... começou o desafio!!!

terça-feira, maio 02, 2006

Escorrega

As nossas tardes (e algumas manhãs) agora são passadas nisto:



Sobe e desce, sobe e desce, desce e sobe....

Pensámos que tinhamos tido uma ideia fantástica, não estamos arrependidos (confesso), mas as nossas costas começam a ressentir-se!!!
Desafio

Em resposta a este desafio, e porque seria impossível recusar-me a fazê-lo, aqui ficam 5 manias da B.:

* Não come nada sem cheirar primeiro (nem nada cujo cheiro não lhe agrade);
* Se vê alguma torneira ou alguém a mexer em água quer imediatamente lavar as mãos;
* Não suporta ter as mãos sujas (no seguimento da mania anterior) queixa-se por qualquer pequena sujidade;
* Os brinquedos dela estão ordeiramente desarrumados. Não imaginam como fica aborrecida quando lhos arrumamos (ou será desarrumamos???) vai logo colocar tudo como estava e é sempre do mesmo modo;
* Não adormece sozinha (penso que esta também seja bastante comum).

Epa!!! Isto até não foi dificil!!!

Agora desafio a Lúcia, a Sandra e a Necas.

“Regulamento: Cada bloguista participante tem de enumerar cinco manias de seu filho, hábitos muito pessoais que o diferencie do comum dos mortais. E, além de dar o conhecimento dessas particularidades, tem de escolher outros cinco bloguistas para entrarem igualmente no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogs o aviso do recrutamento. Ademais, cada participante deve reproduzir este regulamento no seu blog.”

Agora é só ir passando. Bjs.
Cabelo II

A minha saga com o cabelo da B. continua...
Gostava de lho deixar crescer (até porque só o pensamento de ter de lho cortar novamente...) e resolvi investir em ganchos e fitas.
O resultado é este:



E logo a seguir este:



O resto já imaginam...
E eu que acho que ela fica tão gira com ganchos e fitinhas!!!!